O que fazer em caso de...
Falta de Água
Ao receber um aviso de interrupção do abastecimento, aconselhamos a fazer um cálculo da quantidade de água necessária para o período considerado.
Se não tiver conhecimento prévio, logo que se aperceba de que há falta de água:
- Verifique se todas as torneiras dentro de casa estão devidamente fechadas
- Desligue os aparelhos elétricos que funcionam com água (máquinas de lavar roupa e loiça)
Para conhecer a hora prevista de regularização do abastecimento ligue para a
Linha Faltas de Água.
Caso verifique que não existe interrupção no abastecimento na sua zona deve:
- Averiguar se a interrupção do abastecimento abrange todo o prédio ou somente o domicílio
- Confirmar se as torneiras de segurança, junto ao contador, estão em ponto aberto (para abrir devem manobrar-se no sentido inverso dos ponteiros do relógio)
Após estas medidas, se continuar sem água, contacte-nos através da
Linha de Atendimento a Clientes, ou “Fale connosco” para se resolver a situação com a maior brevidade possível.
Problemas de Pressão
Se notar que a pressão da água é insuficiente ou inconstante, contacte-nos através da
Linha de Atendimento a Clientes ou “Fale connosco”.
A falta de pressão de água está, na maioria das vezes, relacionada com o estado envelhecido da rede predial, que diminui o correto funcionamento da mesma.
As canalizações domiciliárias devem estar sujeitas a ações de manutenção. A EPAL aconselha a que as canalizações mais antigas, nomeadamente as constituídas por tubagem de aço galvanizado ou chumbo, sejam substituídas.
Fuga de Água
Uma torneira ou autoclismo mal vedados provocam desperdícios de água significativos, perdendo em termos médios:
- 2 m3 por mês | Gota a gota
- 10 m3 por mês | Com um fio de água de 2 mm
- 100 m3 por mês | Com um fio de água de 6 mm
Os desperdícios de água representam custos acrescidos para o Cliente, pelo que quando suspeitar que há perdas de água:
- Feche todas as torneiras da sua casa, mantendo a torneira de segurança aberta
- Se o ponteiro ou rolo de cor vermelha (litros e decilitros) se mover, é porque há perda de água através das torneiras, do autoclismo ou de rotura não visível
Quando detetar uma rotura visível ou fuga de água nas canalizações e torneiras, feche, de imediato, a torneira de segurança e proceda à respetiva reparação.
Sempre que uma reparação exija a manobra da torneira de escada (válvula tipo "olho-de-boi") ou da torneira de suspensão do ramal é necessário contactar-nos através da
Linha de Atendimento a Clientes ou“Fale connosco”, pois a EPAL é a única entidade com competência legal para a realizar.
Se não conseguir interromper a fuga de água contacte a EPAL através da Linha de Atendimento a Clientes, ou, em caso de emergência, também pode ligar para o Regimento dos Sapadores Bombeiros pelo
213 422 222.