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Plano de Segurança da Água
A EPAL, no seguimento da sua preocupação com a melhoria contínua dos processos, dos sistemas e das tecnologias, implementou, em finais de 2007, um Plano de Segurança da Água (PSA) no seu Sistema de Abastecimento, seguindo as metodologias preconizadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS), numa perspectiva de análise e prevenção de riscos em sistemas de abastecimento de água.

A forma mais eficaz de garantir sistematicamente a segurança de um sistema de abastecimento de água para consumo humano consiste numa metodologia integrada de avaliação e gestão de riscos que englobe todas as etapas do abastecimento de água, desde a captação até ao consumidor” (OMS, 2004)

Em Fevereiro de 2010, o Conselho de Administração aprovou a 1.ª edição do PSA da EPAL, que se tornou numa ferramenta essencial na análise, prevenção e gestão de riscos no sistema de abastecimento da EPAL.

O PSA implementado contemplou a totalidade do sistema de abastecimento da EPAL, desde as áreas/bacias hidrográficas onde estão localizadas as origens que a empresa utiliza para produção de água destinada ao consumo humano até às torneiras dos consumidores finais (origens, captações, tratamentos, distribuição e rede predial dos clientes), e foi integrado na gestão de risco da empresa.

Diagrama de fluxos do Sistema de Abastecimento da EPAL

Diagrama de Fluxos
O PSA desenvolvido na empresa tem como objectivo garantir os requisitos relativos à qualidade e à quantidade da água para consumo humano no sistema de abastecimento da EPAL, identificando Boas Práticas Operacionais e Medidas Preventivas a implementar com base na identificação de perigos e análise de riscos e sua mitigação, permitindo:
  • Protecção da saúde dos consumidores
  • Cumprimento dos requisitos legais e das recomendações da OMS
  • Aumento da confiança e satisfação dos consumidores, melhorando a qualidade dos serviços, em particular no que respeita à pressão e aos caracteres físicos e organolépticos da água fornecida (estéticos, cor, cheiro e sabor)
  • Abastecimento sem interrupções

Ciclo de implementação e revisão do PSA na EPAL

1. Planeamento
  • Definição de objectivos
  • Constituição da equipa
  • Definição de metodologia
Ciclo de reavaliação
2. Caracterização do Sistema
  • Descrição das origens de água
  • Identificação dos activos
  • Descrição dos processos de tratamento
  • Descrição da rede de distribuição
Ciclo de reavaliação
3. Avaliação do Risco
  • Identificação dos Perigos
  • Avaliação e validação de medidas de controlo/medidas correctivas (consequências e vulnerabilidades)
  • Avaliação dos riscos e priorização
Ciclo de reavaliação
4. Monitorização
Ciclo de reavaliação
5. Gestão e Comunicação
  • Elaboração de procedimentos de gestão
  • Desenvolvimento de programas de suporte
  • Desenvolvimento, implementação e gestão de planos de melhoria
 Ciclo de Reavaliação

A EPAL foi a primeira empresa do sector da água em Portugal a contemplar o conceito da “quantidade”, para além da “qualidade”, no seu PSA. O PSA desenvolvido contemplou todas as partes do seu sistema de abastecimento, nomeadamente, as bacias hidrográficas, as origens, as captações, os processos de tratamento, os activos da distribuição (adutores, reservatórios, postos de cloragens, estações elevatórias, condutas, etc.) e a rede predial até ao ponto de utilização/torneira final, embora a EPAL não tenha responsabilidade directa pela gestão de algumas destas componentes, como são o caso das Origens de Água (todas as Albufeiras a montante das suas captações e respectivos aquíferos) e da Rede Predial (até à torneira do consumidor).

A experiência da EPAL neste domínio permitirá apoiar as entidades gestoras de sistemas de abastecimento de água na implementação e/ou desenvolvimento do Plano de Segurança da Água, contribuindo para uma gestão da qualidade da água com total segurança e proteção dos consumidores.

Contactos

EPAL – Empresa Portuguesa das Águas Livres, S.A.
Direção de Laboratórios e Controlo da Qualidade da Água
Av. de Berlim, 15
1800-031 Lisboa

Diretor |
 Engº  Rui Neves Carneiro
Telefone | 218 552 700
Fax | 218 552 724

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