PROCESSO DE LIGAÇÃO
Um processo de ligação surge na sequência da necessidade de intervir num determinado espaço. As intervenções podem corresponder a construções de raiz num espaço não edificado, ou a intervenções em edifícios existentes. Salienta-se, ainda, que estas últimas podem dar origem a alterações estruturais, ou apenas a trabalhos de renovação.
O folheto "Circuito de um processo para Abastecimento" define as regras para a elaboração e constituição de um processo para abastecimento, assim como descreve o seu circuito desde a entrega da documentação na EPAL até à fase de celebração de contratos.
Encontre de seguida as minutas necessárias para a entrega de um Processo de Ligação disponíveis para download e preenchimento online:
- Minuta A | Requerimento para verificação do projeto
- Minuta B | Declaração de responsabilidade do projeto
- Minuta C | Declaração de responsabilidade pela execução das redes de água
- Minuta D | Declaração de substituição do técnico responsável pelo projeto e/ou execução das redes de água
- Minuta E | Declaração de substituição de requerente
- Minuta F | Autorização do proprietário para realização de obras
- Minuta G | Declaração de conformidade do formato digital
Nota | A minuta G deve ser entregue para emissão do Certificado de Exploração da Instalação de Águas. Os elementos em anexo da minuta G devem conter as peças escritas em ficheiro(s) .pdf e as peças desenhadas em ficheiro(s) .dwf.
FICHA DE LIGAÇÃO
Com o objectivo de simplificar procedimentos, a EPAL, através da "Ficha de Ligação" pretende prestar uma resposta mais célere aos clientes e entidades, oferecendo um nível optimizado de qualidade de serviço com custos mais reduzidos.
Com esta simplificação, o utilizador tem uma maior autonomia no preenchimento da ficha e uma redução de custos, que passam a referir-se unicamente à validação da ficha e vistoria(s) a realizar.
A ficha de ligação poderá substituir o processo de ligação numa das seguintes situações:
- Abastecimento exclusivo a redes de rega[1]
- Bebedouro
- Quiosque
- Instalação sanitária automática/pública
- Remodelação de uma habitação, desde que:
- Não esteja obrigada a possuir rede de combate a incêndios
- Não se altere a origem de abastecimento (ramal independente ou coluna)
- Não se altere significativamente o número de dispositivos
- Não contemple a unificação ou separação de fracções
- Não sejam previstas piscinas
- Não sejam previstos sistemas solares térmicos
- Não sejam previstos sistemas de reutilização de água
- Não existam outras origens de abastecimento (furos, poços, etc...)
[1] Para as redes de rega, para além dos dados mencionados na ficha de ligação, deverá ainda ser entregue peça desenhada com a delimitação da área a abastecer, bem como o local proposto para ligação à rede da EPAL e para instalação do contador. Deverão ainda ser tidas em conta as indicações sobre sistemas de rega que constam no Manual de Redes Prediais.
Um processo entregue na EPAL sob a forma de ficha de ligação deverá ser constituído pelos seguintes elementos:
- Dois exemplares, devidamente preenchidos e assinados, da ficha de ligação, disponível para download e também nas lojas EPAL. Caso faça o download da ficha de ligação, no final necessita apenas de imprimir, não sendo possível gravar os dados inseridos
- Todos os elementos/documentos mencionados nas instruções de preenchimento da ficha de ligação
- Todos os campos assinalados a verde na ficha são para preenchimento por parte da EPAL.
Para apoio técnico direccionado à execução da obra contacte-nos através da Linha de Atendimento a Clientes 213 221 111 (custo de uma chamada para a rede fixa nacional).
No ato da vistoria, que deverá ser solicitada à EPAL, dever-se-á encontrar em obra:
- Ficha/Processo de ligação validada pela EPAL
- Dono de Obra ou seu representante designado para o efeito
Para informação mais detalhada consulte o Manual de Redes Prediais