APEE entrega 2 prémios e 1 menção honrosa à EPAL Em 2023 Associação Portuguesa de Ética Empresarial (APEE) distinguiu a EPAL com dois prémios para os projetos “Merchandising Circular”, “Projetos de Sustentabilidade Ambiental com Valor Social” e uma menção honrosa para o “Serviço waterbeep para clientes com deficiência visual (cegos e amblíopes)”.
Breve descrição e objetivos de cada um dos projetos premiados pela Associação Portuguesa de Ética Empresarial
Merchandising circular
O Make a Circular Wave é um projeto que demonstra o compromisso da EPAL com a Integração e com a Economia Circular, aliando merchandising de design exclusivo à reutilização criativa, apostando numa nova linha idealizada pelos alunos da ETIC e concebida com desperdícios, por IPSS como a CAIS, a CERCI Lisboa e a APCL, excedentes estes que, agora, ganham outra vida.
Um dos grandes desafios deste projeto é, precisamente, a mudança de mentalidades e conseguir aliar, num único projeto, a Economia Circular, a Inclusão Social e a aposta no talento dos jovens, ao mesmo tempo que minimiza o impacte sobre as matérias-primas naturais e reduz a pegada ambiental.
Projetos de Sustentabilidade Ambiental com Valor Social
A EPAL tem vindo a apostar em parcerias com IPSS, recorrendo aos seus serviços. É o caso da ACAPO, para a fatura em Braille, do SERVIIN – Portal do Cidadão Surdo, com o atendimento em Língua Gestual Portuguesa, por videochamada, e da APCB, com conteúdos para a sustentabilidade em Escrita Pictográfica.
Mas a EPAL foi mais longe, adquirindo bens de responsabilidade social feitos pelos utentes das IPSS, sendo exemplos as coleções de bases para copos da Fundação LIGA, os individuais de mesa da APSA e os estojos de lápis em pano da APPACDM, apoiando a capacitação e uma sociedade mais plural.
Serviço waterbeep para Clientes com deficiência visual (cegos e amblíopes)
A EPAL e a ACAPO são parceiras há mais de uma década para a emissão da fatura em Braille e de outros documentos associados ao contrato e à comunicação da sustentabilidade.
Em 2023, no âmbito do apoio técnico prestado pelo INR - Instituto Nacional para a Reabilitação I.P, a EPAL conheceu algumas das dificuldades que os clientes com deficiência visual atravessam, nomeadamente, na comunicação da leitura e no recebimento dos avisos de interrupções de abastecimento que são colocados nas portas dos edifícios. Com a colaboração da ACAPO, a EPAL passou a disponibilizar gratuitamente o serviço waterbeep para Clientes cegos e amblíopes, que elimina a necessidade de terem de comunicar a leitura do contador apoiando-os numa maior autonomia e inclusão.
EPAL galardoada com 5 prémios pela Associação Portuguesa de Ética Empresarial
Em 2022, a Associação Portuguesa de Ética Empresarial (APEE) distinguiu a EPAL com quatro Menções Honrosas e, ainda, com o Grande Prémio de Estratégia de Responsabilidade Social e Sustentabilidade.
Na categoria
“Comunidade” foi reconhecido o projeto
“EPAL Liga-se a causas que têm de ser de todos”, que resulta de uma parceria pioneira com a FUNDAÇÃO LIGA, entidade que se dedica a habilitação de pessoas com condicionamentos físicos, sociais ou culturais através de programas e serviços em diversas áreas, nomeadamente, a Casa das Artes, onde os utentes desenvolvem trabalhos em barro e cerâmica. O desafio lançado foi a criação de bases para copos, em cerâmica, oferecidos às Entidades aderentes à campanha da EPAL para consumo exclusivo de água da rede pública, com temas alusivos aos oceanos, biodiversidade, flora e fauna.
O
“Impacto das Redes Sociais” concorreu na categoria de
“Comunicação” e recebeu uma menção honrosa pelo trabalho desenvolvido nestas plataformas, onde a empresa promove os projetos mais relevantes, através de campanhas específicas que sensibilizam a comunidade para a urgência da proteção do Ambiente e para a promoção e consumo da água da torneira, sendo que a EPAL é a entidade gestora em Portugal com mais seguidores, e internacionalmente, comparativamente, consegue ultrapassar empresas como a Thames Water, de Londres, a Eau de Paris, ou de Nova Iorque.
No âmbito dos ODS, a EPAL foi reconhecida no
ODS 4 – Educação de Qualidade com a iniciativa
“Parcerias com Organizações Não Governamentais do Ambiente (ONGA)”. Os vários projetos aqui desenvolvidos foram destinados à comunidade, a crianças e jovens a frequentar escolas integradas em municípios servidos pela EPAL e pela Águas do Vale do Tejo e aos filhos, netos e sobrinhos de Trabalhadores de ambas as empresas, assim como, à população em geral. Estas parcerias materializam-se em Protocolos de Cooperação Estratégica para o Aumento do Valor Ambiental da Empresa e Promoção da Sensibilização Ambiental, com a QUERCUS, GEOTA, LPN, ZERO e ABAE, constituindo um importante contributo para uma educação de qualidade, inclusiva e equitativa, e sendo um exemplo já premiado pelo ENEG - Encontro Nacional de Entidades Gestoras de Água e Saneamento organizado pela APDA - Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas, com o prémio na categoria Melhor Ação de Sustentabilidade com a iniciativa “Educar para a Proteção dos Ecossistemas e da Biodiversidade”, pela capacidade que a EPAL teve de trabalhar e desenvolver projetos de enorme valor ambiental com as quatros principais ONGA do nosso País, atribuindo projetos diferentes e não conflituantes com cada uma delas, dentro daquilo que é a sua principal marca de atuação na comunidade.
Também o trabalho desenvolvido pela Empresa relativamente ao
ODS 12 – Consumo e Produção Sustentáveis com o projeto “Chefs Circulares – Água Circular por Natureza”, apoiado pelo Fundo Ambiental, foi reconhecido. O tema central deste projeto é o uso eficiente e o reaproveitamento de água e alimentos na utilização diária na casa das famílias portuguesas, no planeamento de compras semanais bem como na compra de produtos sazonais e a granel.
Associação Portuguesa de Ética Empresarial (APEE), na sua edição de 2021, distingue o projeto da EPAL “Educação Ambiental em Ação” com uma Menção Honrosa pelo Reconhecimento de Práticas em Responsabilidade Social e Sustentabilidade, na categoria “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS 4: Educação de Qualidade”.
Este projeto engloba diversas iniciativas de sensibilização para a importância da preservação do Ambiente e para a sua sustentabilidade, desenhadas a pensar nos diferentes ciclos de ensino que constituem o percurso educativo da população escolar.
APEE - Associação Portuguesa de Ética Empresarial distingue a EPAL em todas as candidaturas apresentadas, em 2020, aos “Reconhecimentos de Práticas em RS e Sustentabilidade” com 1 Prémio e 4 Menções Honrosas de Responsabilidade Social e Sustentabilidade.
O Prémio foi atribuído à candidatura "Doação de Estação de Tratamento de Água Móvel" a Moçambique na sequência do ciclone Idai
As Menções foram atribuídas às candidaturas "H2O Quality", "Laboratório da Água da EPAL na KidZania", "Água da Torneira em Movimento para Todos" e "Exclusivamente, Água da Torneira!"
"H2O Quality", uma aplicação inédita para toda a população e turistas, que funciona por georreferenciação
"Laboratório da Água da EPAL na KidZania", um projeto que simula a vida real de um laboratório que controla a qualidade da água
"Água da Torneira em Movimento para Todos" junta diversas iniciativas que sensibilizam para o consumo da água da torneira, reforçam a confiança nas infraestruturas e partilha de boas práticas do uso eficiente da água da cidade de Lisboa
"Exclusivamente, Água da Torneira!" um desafio lançado a Entidades Públicas e Privadas onde a EPAL disponibiliza os recursos materiais - Jarros e Garrafas e suportes comunicacionais – e, em troca, estas assumem o compromisso de consumirem exclusivamente água da torneira
A Associação Portuguesa de Ética Empresarial, na edição de 2019, entregou à EPAL o Prémio de Sustentabilidade Ambiental, na categoria Responsabilidade Social-Ambiente-Redução de Impactes, pelo trabalho desenvolvido pela Empresa com vista à recuperação das condições ambientais do Rio Tejo.
A Associação Portuguesa de Ética Empresarial, na edição de 2017, do Prémio Reconhecimento de Práticas de Responsabilidade Social, entregou à EPAL o Diploma de Reconhecimento relativo aos projetos:
. “Juntos Somos + Energia”, na categoria "comunicação"
. "Pátio da Água", na categoria "comunidade"
Promovida pela Associação Portuguesa de Ética Empresarial, na edição de 2016, do Prémio Reconhecimento de Práticas de Responsabilidade Social, atribuiu uma Menção Honrosa à Fill Forever na categoria “Ambiente: Redução e Impactos”.
"H2O Quality"
"H2O Quality"