As Nações Unidas declararam, em 2020, a existência de uma Emergência Climática: o Planeta está a aquecer e os cientistas dizem-nos que a sua temperatura não deve aumentar mais do que 1,5ºC. Assim, foi lançado o desafio “Business Ambition for 1,5ºC”, pedindo às empresas de todo o mundo que encontrem formas de produzir os bens e os serviços, de que todos precisamos, emitindo menos gases com efeito de estufa.
A EPAL está comprometida com a neutralidade carbónica e delineou uma Plano de Ação Climática assente em cinco vetores principais:
• Autossustentabilidade energética: ser energeticamente autossustentável, produzindo a nossa energia renovável em centrais próprias.
• Mobilidade sustentável: contribuir para a mobilidade sustentável, eletrificando os transportes e realizando as nossas deslocações em veículos de baixas emissões, sempre que possível.
• Eficiência energética a custo eficiente: reduzir o consumo de energia e inerentes emissões, por via da manutenção e promoção da eficiência energética nas operações, sistemas, infraestruturas e equipamentos; otimizar a gestão de energia implementando plataforma digital dedicada para o efeito.
• Redução das emissões da produção: produção “in situ” de cloro para tratamento de água (ETA da Asseiceira).
• Compensação de emissões: contribuição para descarbonização de atividades externas à EPAL
Consulte aqui o Plano de Ação Climática da EPAL 2025
Na EPAL, a Sustentabilidade Ambiental é uma missão.
É este o caminho que nos levará a atingir a Neutralidade Carbónica.
Relatório de Sustentabilidade
Os conteúdos do Relatório de Sustentabilidade da EPAL, desde o primeiro Relatório publicado em 2005, são elaborados de acordo com a orientação da “GRI – Global Reporting Iniciative”, tendo sido verificados por diversas entidades e confirmados pela GRI.
Consulte
aqui os últimos Relatórios de Sustentabilidade.