Educação Ambiental para todos, no verão, em praias fluviais
Chegados a mais um verão, voltamos às praias fluviais, porque o cuidado com a preservação da Água e do Ambiente vai na mala de férias de todos.
Conheça as datas e locais em que EPAL e a Águas do Vale do Tejo estarão a promover ações de Educação Ambiental.
Participe em Família em momentos lúdicos, e fique também a conhecer o papel das duas Empresas na gestão do Ciclo Urbano da Água.
Proteger a Água é não poluirmos o meio ambiente, onde se incluem para além do ser humano, animais, plantas, rios, mares, lagos e oceanos.
Com a tendência das condições climatéricas serem cada vez mais adversas à Vida na Terra, o que passa por uma menor precipitação, temos o dever ainda maior de proteger e utilizar racionalmente todos os recursos naturais.
Esperamos por si!
CICLO DE WEBINARES DA EPAL E LIGA PARA A PROTEÇÃO DA NATUREZA (LPN)
“DA SECA EXTREMA À ESCASSEZ DE ÁGUA: DESAFIOS NA GESTÃO DESTE RECURSO VITAL”
No âmbito do Protocolo estabelecido entre a EPAL e a LPN – Liga para a Proteção da Natureza, a Empresa apoia um Ciclo de webinares, composto por quatro sessões, que decorrem em fevereiro de 2024, das 18 às 20 horas, contando com a participação de elementos da EPAL, da equipa de Educação Ambiental, da Direção de Comunicação, Marketing e Educação Ambiental.
O primeiro, a
1 de fevereiro, tem como título “A importância do subterrâneo e da «água invisível»”, e será analisado o estado em que se encontram os nossos aquíferos, o que é necessário promover para uma gestão sustentável das águas subterrâneas e da “água invisível” e de que forma poderemos melhorar a qualidade dos nossos aquíferos.
A
8 de fevereiro, o mote é “Será a dessalinização uma solução?”. Neste webinar serão discutidas algumas questões relacionados com a dessalinização, abordando as suas potencialidades, bem como as suas fragilidades e de que forma este processo poderá ser visto como uma solução sustentável e viável na reposta à escassez de água ao nível do panorama nacional.
“A Convenção de Albufeira e a gestão ibérica dos rios” é o título da terceira sessão do Ciclo, a
15 de fevereiro. Os especialistas convidados irão abordar os resultados dos 25 anos de Convenção, a forma como a gestão ibérica tem conseguido adaptar-se às alterações climáticas e respetivas secas e o que necessita ser melhorado para se alcançar uma gestão ibérica sustentável e viável dos nossos rios.
O Ciclo fecha a
21 de fevereiro, com o tema “Água na agricultura: rumo à eficiência e sustentabilidade”. A agricultura é um dos setores mais dependentes da disponibilidade hídrica e, consequentemente, também um dos setores mais afetado pelas alterações climáticas. Terá lugar uma reflexão sobre a atual política de gestão agrícola, se esta é sustentável atendendo à escassez de água e que alternativas viáveis existem para a sustentabilidade dos solos e garantia da segurança alimentar.
Fique atento às Redes Sociais da EPAL, onde irão sendo anunciadas as sessões e os nomes dos especialistas que apresentarão todos este assuntos tão importantes para a gestão sustentável da Água.
Assista aos webinares em direto, acedendo ao canal de YouTube da LPN
AQUI.
A participação é gratuita e sem necessidade de inscrição.
Projeto-piloto Chefs Circulares já tem vencedores
Alunos e futuros Chefs apresentam receitas sustentáveis
A EPAL lançou o desafio a 5 Estabelecimentos de Ensino superior e profissional de Restauração da área de atuação da EPAL, a apresentar 8 receitas sustentáveis, preparadas por alunos, reutilizando água e alimentos e ensinando um conjunto de técnicas de reaproveitamento, conservação e preparação de refeições num contexto de Economia Circular e de consumo sazonal de alimentos.
As receitas apresentadas foram avaliadas por um júri composto pelos Chefs Fábio Bernardino e Vítor Claro e Hunter Halder, fundador da Refood.
Não obstante cada participante merecer reconhecimento pelo seu empenho, pois, de facto, todos eles são vencedores ao contribuir para esta causa tão nobre, algumas receitas foram destacadas pelo júri pela sua originalidade e qualidade.
São elas:
1. Pão de legumes (categoria Pequeno almoço), de Dário Pripon e Débora Ferraz, da Casa Pia de Lisboa;
2. Sopa de abóbora (categoria Sopa), de Daniela Seixo, da Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril;
3. Tentúgal de bacalhau com arroz malandrinho (categoria Peixe), de Salvador Barros, da Casa Pia de Lisboa;
4. Migas de feijão frade com frango panado (categoria Carne), de Júlia Fernandes, da Casa Pia de Lisboa;
5. Batata com textura de cogumelos (categoria Vegetariano), de Marco Lágeo, da Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa;
6. Rabanadas com compota vermelha, marshmallow de grão e molho de chocolate (categoria Sobremesa), de Afonso Antunes, da Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril;
7. BarBEET (categoria Bebida), de Sasha Vorfolomeeva, da Escola de Hotelaria de Turismo de Lisboa;
8. Bolinhas de grão e queijo (categoria Snack), de Beatriz Gomes, da Casa Pia de Lisboa.
Algumas das receitas serão apresentadas num show cooking, que será transmitido em streaming, em datas a anunciar, em cada um dos Estabelecimentos de Ensino.
Este projeto, desenvolvido em parceria com a Ethical, será a materialização da 4ª edição da coletânea de receitas “A Irresistível Água da Torneira à mesa com…” e visa a promoção de uma cultura de Economia Circular junto de toda a população portuguesa, em geral, e mais concretamente a representada pela população a frequentar o ensino superior e profissional na área da Restauração, capacitando a mesma em boas práticas de reaproveitamento alimentar e de água, promovendo desta forma um uso eficiente e racional da água na cozinha e o combate ao desperdício alimentar, junto daqueles que são os profissionais do futuro.
Parabéns aos vencedores e a todos os que participaram neste projeto-piloto que, além de premiar o talento, promove valores fundamentais para um futuro mais sustentável.
Educação Ambiental para todos, no verão, em praias fluviais
Conheça as datas e locais em que EPAL e a Águas do Vale do Tejo estarão a promover ações de Educação Ambiental, em 6 praias fluviais do País.
Participe em Família em momentos lúdicos, e fique também a conhecer o papel das duas Empresas na gestão do Ciclo Urbano da Água.
Proteger a Água é não poluirmos o meio ambiente, onde se incluem para além do ser humano, animais, plantas, rios, mares, lagos e oceanos.
Com a tendência das condições climatéricas serem cada vez mais adversas à Vida na Terra, o que passa por uma menor precipitação, temos o dever ainda maior de proteger e utilizar racionalmente todos os recursos naturais.
Esperamos por si!
CICLO DE WEBINARES DA LIGA PARA A PROTEÇÃO DA NATUREZA (LPN)
“DA COSTA À SERRA: BIODIVERSIDADE EM MASSAS DE ÁGUA”
No âmbito do Protocolo estabelecido entre a EPAL e a LPN – Liga para a Proteção da Natureza, a Empresa apoiou um Ciclo de webinares, composto por quatro sessões, que decorreram no mês de novembro e contaram com a participação de elementos da EPAL, da equipa de Educação Ambiental, da Direção de Comunicação, Marketing e Educação Ambiental.
O primeiro, a 9 de novembro, sob o título “Onde o rio encontra o mar: a riqueza dos estuários” foi moderado por Rúben Oliveira, da LPN e como oradores contámos com Paula Chainho e José Lino Costa, investigadores do MARE – Universidade de Lisboa - Centro de Ciência do Mar e do Ambiente; Carlos Antunes, membro do CIIMAR e diretor do Aquamuseu do Rio Minho.
“Rios, ribeiros e ribeiras: a vida nas linhas de água” foi o mote para a segunda sessão do ciclo, a 16 de novembro. Para falar sobre o tema estiveram presentes Paulo Branco, investigador do CEF – Instituto Superior de Agronomia; João Gago, professor da Escola Superior Agrária de Santarém – ESAS; Elizabete Marchante, doutorada em Biologia – especialidade Ecologia – pela Universidade de Coimbra, em colaboração com a Universidade de Copenhaga. A sessão foi moderada por Rúben Ribeiro, da LPN.
Carla Pinto Cruz, bióloga do Instituto Superior de Agronomia, da Universidade Técnica de Lisboa; Margarida Cristo, professora auxiliar da Universidade do Algarve e investigadora do Centro de Ciências do Mar; Rui Rebelo, doutorado em Ecologia e Biossistemática pela Universidade de Lisboa, membro do Grupo de Investigação em Conservação em sistemas Socio-ecológicos (CSES) do cE3c – Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais, professor de Herpetologia e Ecologia na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa fizeram apresentações que deram corpo à terceira sessão, a 23 de novembro, intitulada “Charcos temporários: redutos de tesouros naturais”, moderada por Ana Sofia Ribeiro, da LPN.
A última sessão deste ciclo de webinares, que voltou a ser moderada por Rúben Oliveira, da LPN, aconteceu a 30 de novembro, com os oradores José Conde, do CISE - Centro de Interpretação da Serra da Estrela; Zulimar Hernández, doutorada em Ciências Biológicas, coordenadora Científica na área de Ambiente de Montanha e Gestão de Ecossistemas do MORE – Laboratório Colaborativo Montanhas de Investigação; Silvana Costa, bióloga que integra a equipa do MORE; Sara Antunes, investigadora auxiliar no CIIMAR - Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental, que apresentaram o tema “Lagoas de montanha: importância ecológica no extremo”.
Se não teve oportunidade de assistir a este ciclo de webinares, poderá fazê-lo agora, acedendo ao canal de YouTube da LPN
AQUI.
EPAL DISTINGUIDA EM PRÁTICAS DE SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIAL
A Empresa, em 2022, foi distinguida pela APEE – Associação Portuguesa de Ética Empresarial com quatro Menções Honrosas e, ainda, com o Grande Prémio de Estratégia de Responsabilidade Social e Sustentabilidade.
No âmbito dos ODS, a EPAL foi reconhecida no ODS 4 – Educação de Qualidade com a iniciativa “Parcerias com Organizações Não Governamentais do Ambiente (ONGA)”. Os vários projetos aqui desenvolvidos foram destinados à comunidade, a crianças e jovens a frequentar escolas integradas em municípios servidos pela EPAL e pela Águas do Vale do Tejo e aos filhos, netos e sobrinhos de Trabalhadores de ambas as empresas, assim como, à população em geral.
Estas parcerias materializam-se em Protocolos de Cooperação Estratégica para o Aumento do Valor Ambiental da Empresa e Promoção da Sensibilização Ambiental, com a QUERCUS, GEOTA, LPN, ZERO e ABAE, constituindo um importante contributo para uma educação de qualidade, inclusiva e equitativa, e sendo um exemplo já premiado pelo ENEG – Encontro Nacional de Entidades Gestoras de Água e Saneamento organizado pela APDA – Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas, com o prémio na categoria Melhor Ação de Sustentabilidade com a iniciativa “Educar para a Proteção dos Ecossistemas e da Biodiversidade”, pela capacidade que a EPAL teve de trabalhar e desenvolver projetos de enorme valor ambiental com as quatro principais ONGA do nosso País, atribuindo projetos diferentes e não conflituantes com cada uma delas, dentro daquilo que é a sua principal marca de atuação na comunidade.
Também o trabalho desenvolvido pela Empresa relativamente ao ODS 12 – Consumo e Produção Sustentáveis com o projeto “Chefs Circulares – Água Circular por Natureza”, apoiado pelo Fundo Ambiental em 2021, foi reconhecido. O tema central deste projeto é o uso eficiente e o reaproveitamento de água e alimentos na utilização diária na casa das famílias portuguesas, no planeamento de compras semanais bem como na compra de produtos sazonais e a granel.
Todos os pormenores em
Prémios e Distinções.
EPAL distinguida pelo trabalho desenvolvido em Educação Ambiental, Sustentabilidade e Inclusão Social
A empresa, em 2021, foi distinguida pelo Programa “Educação Ambiental em Ação” e pelos projetos “Educar para a Proteção dos Ecossistemas e da Biodiversidade” e “Comunicar para Todos – Parcerias para a implementação de uma comunicação Multiformato”.
Todos os pormenores em
Prémios e Distinções.
Concurso nacional e regional do projeto #OMarComeçaAqui já tem vencedores
Já são conhecidas as escolas vencedoras quer na edição nacional quer na edição regional do projeto #OMarComeçaAqui, do qual a EPAL e a AdVT são parceiras.
Este projeto visa compreender a necessidade de preservação dos ecossistemas e da biodiversidade em geral e da qualidade da água doce e salgada em particular; educar para uma cidadania ativa incitando os jovens a passar a mensagem de que “Tudo o que cai no chão, vai parar ao mar” a toda a comunidade educativa; estimular a criatividade dos alunos, através do desenvolvimento de competências em áreas como a expressão plástica; e implementar estratégias de cooperação escolas-autarquias para a promoção da sustentabilidade.
Na edição de 2021 foram pintadas 796 sarjetas e estiveram envolvidos no projeto 124 municípios de todas as regiões do país. Do universo dos municípios participantes, foram submetidos 89 trabalhos e foram envolvidas 374 escolas.
No âmbito nacional foram escolhidas os trabalhos das seguintes escolas:
Escolas premiadas
1º Prémio Ex aequo
Escola EB do Ramalhal. Torres Vedras
1º Prémio Ex aequo
Escola S/3 de Pinhel. Pinhel
2º Prémio Escola EB Orjariça – FAROL. Torres Vedras
3º Prémio Ex aequo Escola Básica nº1 de Marrazes. Leiria
3º Prémio Ex aequo Centro Educação Especial Rainha D. Leonor. Caldas da Rainha
No âmbito regional, na área de atuação da EPAL e da AdVT, foram estes os premiados:
1º Prémio
Escola Básica e Secundária de Ourém
Ourém
2º Prémio
Escola Secundária com 3º Ciclo do Entroncamento
Entroncamento
3º Prémio
Jardim de Infância de Boavista Olheiros
Torres Vedras
Nacional
1º Prémio Ex aequo
Escola EB do Ramalhal (Torres Vedras)
Nacional
1º Prémio Ex aequo
Escola S/3 de Pinhel (Pinhel)
Nacional
2º Prémio
Escola EB Orjariça - FAROL (Torres Vedras)
Nacional
3º Prémio Ex aequo
Escola Básica nº1 de Marrazes (Leiria)
Nacional
3º Prémio Ex aequo
Centro Educação Especial Rainha D. Leonor (Caldas da Rainha)
Regional
1º Prémio
Escola Básica e Secundária de Ourém
Regional
2º Prémio
Escola Secundária com 3º Ciclo do Entroncamento
Regional
3º Prémio
Jardim de Infância de Boavista Olheiros (Torres Vedras)
20 de maio – Dia Mundial da Abelha
Abelha: um pequeno ser com uma enorme importância no nosso Planeta
A ONU assinala o dia 20 de maio, como o Dia Mundial da Abelha, no sentido de alertar para o papel fundamental destes animais polinizadores para a sociedade.
As abelhas, assim como outros agentes de polinização (borboletas, morcegos, beija-flores…), são fundamentais para o funcionamento de plantações de alimentos, plantas silvestres e ecossistemas.
A EPAL e a AdVT comemoram este Dia junto das escolas, com ações de educação e sensibilização, baseadas na história do livro “
O Planeta é a nossa Casa”.
Na parte da manhã, estamos com as crianças da Associação de Atividades Sociais do Bairro 2 de maio, em Lisboa. Os 60 meninos, das salas dos 3/4 anos e 5 anos, vão conhecer a abelha Bé e a aventura que ela partilha com alguns amigos.
De tarde, a abelha Bé voa até aos Salesianos do Estoril e, juntamente com os seus amigos, vai sensibilizar os 45 alunos de duas turmas do 1º ano.
E no dia seguinte, 21 de maio, a Bé voltará aos Salesianos do Estoril para mais uma aventura com 22 alunos de outra turma do 1º ano.
Nestas sessões, que por enquanto decorrem em formato online, conta-se uma história que sensibiliza para a poupança da água e para a sustentabilidade do Planeta.
Novas ações deste novo formato, que tem demonstrado ser um excelente veículo de aprendizagem e de sensibilização junto do público mais novo (do ensino pré-escolar até ao 2º ano do 1º Ciclo), serão agendadas para breve e, até agora, já cerca de 400 crianças participaram nelas.
Em março foi realizada uma sessão para filhos e netos dos Trabalhadores da EPAL e da Águas do Vale do Tejo e está programada, para breve, outra para as crianças das empresas do Grupo Águas de Portugal.
“Junta-te a esta causa! Apadrinha um animal selvagem!”
EPAL e AdVT apadrinham animais do CERAS de Castelo Branco
O apadrinhamento de um animal é uma forma de colaborar na preservação das diferentes espécies de fauna selvagem, fazendo com que o padrinho se torne um membro ativo na dinamização da recuperação de animais selvagens.
Tendo como base este princípio, a EPAL e a AdVT, decorrente do protocolo assumido com a Quercus, juntaram-se a esta causa.
Este ano, iremos apadrinhar 5 animais selvagens que se encontram no Centro de Estudos e Recuperação de Animais Selvagens de Castelo Branco, localizado na área de atuação da AdVT.
Foi lançado um desafio aos filhos, netos e sobrinhos dos Trabalhadores, para darmos um nome a cada um dos animais apadrinhados.
O desafio foi muito bem aceite e já temos dois nomes.
À medida que os formos apadrinhando, pode conhecê-los
aqui , a sua história e o desenvolvimento da sua recuperação.
Ciclo de webinares da Liga para a Proteção da Natureza (LPN)
“Água: entre a Natureza e a cidade”
No âmbito do Protocolo estabelecido entre a EPAL e esta Organização Não Governamental do Ambiente, a Empresa apoiou um Ciclo de webinars, composto por quatro sessões, que decorreram em abril e maio.
O primeiro, a 5 de abril, sob o título “Que água entra e que água sai da cidade?” contou com a presença dos oradores Rui Godinho, presidente do Conselho Diretivo da APDA - Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas; Manuela Moreira da Silva, vice-presidente da Comissão Diretiva da Associação Portuguesa dos Recursos Hídricos e Leonor Amaral, representante do CENSE - Center for Environmental and Sustainability Research.
“Entre as cheias e a seca: o dilema de Portugal” foi o mote para a segunda sessão do ciclo, a 19 de abril. Para falar sobre o tema estiveram presentes Maria José Roxo, docente da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas - NOVA FCSH; Jorge Cancela, representante do Centro de Investigação em Arquitetura, Urbanismo e Design da FAUL e Susana Fernandes, administradora regional da Região Hidrográfica do Tejo e Oeste.
Patrícia Rodríguez González, investigadora do Centro de Estudos Florestais, do Instituto Superior de Agronomia da Universidade Lisboa; Pedro Teiga, diretor executivo da Engenho e Rio e por Maria Teresa Ferreira, professora do Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa fizeram apresentações que deram corpo à terceira sessão, a 3 de maio, intitulada “Restauro e recuperação de linhas de água”.
A última sessão deste ciclo de webinars aconteceu a 17 de maio, com os oradores Amílcar Teixeira, da Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Bragança; Filipe Ribeiro, do MARE – Centro de Ciência do Mar e do Ambiente e Rita Alcazar, da LPN, que apresentaram o tema “Conservação de espécies de água doce”.
Todas as sessões foram moderadas por Rúben Oliveira da LPN e contaram ainda com a presença de elementos da EPAL, da equipa de Educação Ambiental, que deram as boas vindas aos oradores agradecendo a sua presença, bem como a presença de todos os que reservaram aqueles finais de tarde para ouvir falar e debater temas importantes e atuais, na esfera do Ambiente e da Sustentabilidade do Planeta.
Se não teve oportunidade de assistir a este ciclo de webinars, ainda poderá fazê-lo, acedendo ao canal de YouTube da LPN
AQUI