Beba água da EPAL com Segurança e Satisfação!
A EPAL fornece água a cerca de três milhões de pessoas. É responsável pela distribuição na Cidade de Lisboa, a cerca de 350 mil clientes, e ainda a 34 Municípios, assegurando a todos o abastecimento de uma água de qualidade.
A água captada é de origem superficial, no Rio Zêzere - Albufeira de Castelo do Bode e no Rio Tejo - Valada Tejo e, de origem subterrânea em Alenquer, Lezírias e Ota.
Tratamento da Água
A água captada na albufeira de Castelo do Bode é tratada na ETA de Asseiceira e a água captada em Valada Tejo, é tratada na ETA de Vale da Pedra. As águas subterrâneas captadas pela EPAL, são desinfetadas por adição de cloro.
O cloro é utilizado com segurança e eficácia na desinfeção da água para consumo humano, garantindo a qualidade microbiológica da mesma ao longo de todo o seu percurso, desde as Estações de Tratamento até à rede predial. Os níveis de cloro são controlados e monitorizados 24h por dia, ajustando-se os teores sempre que necessário.
Controlo da Qualidade da Água
A EPAL analisa e controla diariamente a qualidade da água captada, transportada e fornecida. Este controlo é efetuado através de equipamentos de monitorização em contínuo instalados em pontos estratégicos do sistema de abastecimento, bem como através de análises laboratoriais realizadas por técnicos qualificados e com recurso a tecnologia avançada.
A EPAL efetua anualmente cerca de 300 mil análises no controlo da qualidade da água, evidenciando mais de 99% de conformidade com os requisitos legais nacionais e europeus.
Os resultados das análises laboratoriais realizadas pela EPAL no cumprimento da legislação em vigor estão disponíveis em Divulgação de dados da Qualidade da Água.
Se quiser conhecer a qualidade da água distribuída no local onde se encontra e saber como chegar aos bebedouros na cidade de Lisboa, utilize a App gratuita H2O Quality.
Saiba mais sobre o Tratamento e Controlo realizados pela EPAL e esclareça as suas dúvidas em:
Redes Prediais e Acessórios
A qualidade da água colocada à disposição do Cliente na entrada dos edifícios pode sofrer alteração devido à falta de manutenção / higienização da rede predial e acessórios, sobretudo se for canalização antiga ou de ferro fundido, ou após encerramentos temporários.
O Cliente/proprietário é responsável pela rede predial, devendo assegurar o seu bom estado de conservação e manutenção.
Conheça as recomendações da EPAL em:
Veja
aqui o vídeo sobre as boas práticas na rede predial e saiba tudo o que precisa de saber para manter a qualidade da água da torneira.
Água da EPAL – Hidrate-se e Beba com Satisfação
A água é essencial à vida, pelo que é importante se hidratar bem todos os dias.
Veja a informação sobre a hidratação e dicas muito simples para beber mais água e com mais satisfação.
Saiba mais sobre parâmetros da qualidade da água