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Sistema de Inspeções

ÂMBITO

A EPAL desenvolveu um Sistema de Gestão das suas (infra)estruturas assente no desenvolvimento de uma metodologia de avaliação e monitorização da condição física dos ativos de construção civil ao longo do ciclo de vida (reservatórios, condutas, estações elevatórias,…), através da realização de Inspeções Sistemáticas e periódicas.

 

OBJETIVOS

  • Assegurar a fiabilidade e segurança na Exploração dos Ativos
  • Garantir Níveis de Serviço adequados aos Clientes
  • Maximizar o ciclo de Vida dos Ativos
  • Minimizar o custo de manutenção/investimento ao longo do ciclo de vida dos Ativo

 ATIVIDADES

Neste sentido, a EPAL possui atualmente um equipa técnica de profissionais especializados na realização de Inspeções a (infra)estruturas que pode colaborar e apoiar as entidades gestoras que detenham património para gerir, na implementação de um Sistema desta natureza, através das seguintes atividades:
  • Análise da informação existente e elaboração e desenvolvimento de inventário técnico
  • Realização de inspeções técnicas aos ativos
  • Elaboração de relatórios de inspeção
  • Definição, valorização e especificação, ao nível de caderno de encargos, de trabalhos de reparação/manutenção
  • Apoio à tomada de decisão, através de produção de informação crítica, de modo a permitir selecionar, priorizar e calendarizar os investimentos de forma criteriosa

ENQUADRAMENTO LEGAL E NORMATIVO 

A avaliação efetuada e os resultados obtidos através das Inspeções realizadas aos ativos, permite ir ao encontro dos requisitos legais vigentes, através do Decreto-Lei n.º 195/2009, de 20 de agosto, que estabelece o dever, por parte das entidades concessionárias de sistemas multimunicipais de captação, tratamento e abastecimento de água para consumo humano, de “enviar ao concedente e à entidade reguladora, com periodicidade quinquenal, um relatório técnico referente à aptidão funcional, segurança, estado de conservação das principais infraestruturas e equipamentos necessários à prestação sustentável dos serviços evidenciando as prioridades de reabilitação ou substituição e sua respetiva calendarização”.

Esta é uma das atividades abrangidas pelo sistema de gestão de qualidade da EPAL, que se encontra certificado conforme a norma NP EN ISO 9001 (certificado nº 2003/CEP.1918/1).
 

CONTACTOS

EPAL - Empresa Portuguesa das Águas Livres, S.A.
DGA - Direção de Gestão de Ativos - Monitorização e Inspeção de Ativos
Avenida de Berlim, 15. Parque das Nações
1800-031 Lisboa

Telefone |  218 55 24 43
Email | [email protected]

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