Conteudo Principal
guia essencial cliente
Concurso “A Água que Queremos” 

6ª Edição do Concurso Internacional para Jovens – A Água que Queremos

O Museu da Água, enquanto membro da Rede Global de Museus da Água (WAMU-NET) convida a comunidade educativa a concorrer à 6 ª edição do Concurso para Jovens “A Água que Queremos”.

O objetivo desta iniciativa é mostrar o património hídrico – natural e cultural, tangível e intangível - na perspetiva dos jovens, por forma a construir um futuro mais sustentável!

O concurso é dirigido a todos os jovens de escolas, instituições de ensino (formais e informais) e organizações da sociedade civil em todo o mundo, e é destinado às seguintes faixas etárias:
6 EDIÇÃO_2025
 .  6-9 anos (1º ciclo)

 . 10-12 anos (2º ciclo)

 . 13-18 anos (3º ciclo e ensino secundário) 

 . 19-25 anos ( Ensino Superior)

Todos os trabalhos enviados deverão centrar-se no tema da água doce (excluindo águas salgadas e oceanos) e nas questões relacionadas com a biodiversidade, as mudanças climáticas e os legados da água (naturais e culturais, património tangível e intangível).

Só serão admitidas a concurso as participações numa categoria e num dos seguintes tipos de trabalho individual ou de grupo

1. Desenhos (Todas as Faixas etárias: 1º, 2º, 3º e secundário, exceto ensino superior)

2. Vídeo e Outros meios: inclui trabalhos de fotografia, poemas, paisagens sonoras e canções (incluindo a reinterpretação de canções tradicionais relacionadas com a água) e a produção de Vídeos e ou animação com duração até 2 minutos no máximo.

Observação: nesta categoria poderão concorrer todas as Faixas etárias exceto o 1º ciclo 

O Museu da Água irá selecionar um máximo de 6 trabalhos entre todos os trabalhos recebidos. Estes trabalhos farão parte integrante da 6ª Exposição Digital “The Water We Want - 2025”. 

Os 6 melhores trabalhos apurados pelo Júri internacional irão receber um prémio monetário de 250€ e um certificado assinado pelo Presidente e Diretor executivo da Rede Global de Museus da Água.

Todos os trabalhos deverão ser submetidos diretamente ao Museu da Água da EPAL, parceiro afiliado à Rede Global dos Museus da Água, até ao dia 26 de abril de 2025

Para mais informações contacte o Museu da Água:

Telefone: 218 100 215 
Email: [email protected] 

Em www.watermuseums.net pode conhecer as participações das edições anteriores. 





Resultados da 5ª Edição do Concurso Internacional para Jovens “A Água que Queremos” 


 O 1º Prémio Internacional na categoria Multimédia (13-18 anos) foi atribuido ao vídeo “The Water Source" da autoria de Letícia Ferreira, da Escola Secundária de Santo André, Barreiro, sob a orientação da professora Sónia Luz . Veja aqui

Na presente edição, o Museu da Água contou com a receção de 44 trabalhos, oriundos de 19 escolas, envolvendo 241 alunas/os de todo o país. 

O júri português, constituído por um elemento do Museu da Água da EPAL, do Departamento de Comunicação e Cidadania Ambiental, da Agência Portuguesa do Ambiente - APA, e da Faculdade de Belas Artes, Universidade de Lisboa, decidiu ainda destacar os seguintes trabalhos:

Categoria Desenho

• Trabalho coletivo, da autoria da turma do 3º ano, da Escola Básica Luísa Ducla Soares, Lisboa, com orientação das professoras Ana Pires e Catarina Claro. Veja aqui

• Trabalho individual, da autoria de Sérgio Mendes da Costa, da Escola Básica 2,3 Virgínia Moura, Guimarães, com orientação da professora Maria Goretti Silva. Veja aqui

• Trabalho coletivo, da autoria de Alice Pinto, Leonor Monteiro e Margarida Aires, da Academia de Música Costa Cabral, Porto, com orientação das professoras Raquel Fonseca e Raquel Ferreira. Veja aqui

Categoria Outros Meios

• Trabalho coletivo “Me and the Water”, da autoria de Ana Flores, Joana Correia, Inês Sanches e Letícia Marchitan, da Escola Básica Avelar Brotero, Odivelas, com orientação da professora Lígia Cabral. Veja aqui

• “Saving Water with Bob”, vídeo, da autoria de Leonor Curato, Escola Secundária de Santo André, Barreiro, com orientação da professora Sónia Luz. Veja aqui

O Museu da Água agradece a participação de todos os jovens louvando o empenho e dedicação no sentido de atingir a “Água que Queremos” para um Mundo melhor.
 

RESULTADOS DA 4ª EDIÇÃO DO CONCURSO A ÁGUA QUE QUEREMOS 

O Museu da Água congratula-se com a representação portuguesa desta 4 Edição do Concurso “A Água que Queremos”, na qual recebemos um total de 38 trabalhos de 14 escolas, envolvendo mais de 300 alunos de Norte a sul do País. 

Depois da Assembleia Geral da Rede Global de Museus da Água que teve lugar em Veneza, temos o prazer de anunciar que Portugal recebeu uma menção honrosa na categoria vídeo com o trabalho - “Missão 360º - Planeta Saudável” – elaborado pela turma do 3º ano da Escola Nossa Senhora da Conceição (Casa Pia de Lisboa). Veja o Vídeo aqui https://youtu.be/P7cBFVba0K4

Conforme o regulamento do Concurso, o júri do Museu da Água selecionou seis trabalhos para representar Portugal na competição internacional.

Na Categoria Desenho, foram destacados: o trabalho coletivo das alunas Alice Gonçalves, Olívia Laranjo e Simone Graça da Academia de Música Costa Cabral no Porto, e os trabalhos individuais dos alunos Mana Haguigui e de Gustavo Rodrigues ambos da Escola Básica e Secundária Alfredo da Silva em Sintra.  

Na categoria de vídeo, o júri destacou ainda os seguintes trabalhos: “A Canção da Água Doce” – da turma do 5º A, da Escola Básica José Régio e o filme de animação “A Poluição da Água é triste” feito pelas alunas Alice Mendes, Lara Lima e Maria Inês Ribeiro da Academia de Música Costa Cabral do Porto. 

Todos os trabalhos podem ser consultados no link da página oficial da Rede Global dos Museus da Água e em breve nas redes sociais do Museu
 

O Museu da Água agradece a participação e o empenho de todos para atingir a ” Água que Queremos”.




Resultados da 3ª Edição do Concurso para Jovens “A Água que Queremos” 

A representação portuguesa obteve na última edição do Concurso “A Água para Todos” 4 distinções:
1º Prémio na Categoria Vídeo (6 – 12 anos) e três Menções Honrosas - uma na Categoria “Vídeo e outros Meios” e duas na categoria “Desenho”. 

Veja aqui os vencedores do ano passado,  em https://thewaterwewant.watermuseums.net/

1º Prémio Categoria - Vídeo (6-12 anos) - Academia de Música Costa Cabral (Porto)
Título: Plastic by plastic, we clean the water of the river!

Menção honrosa “Reinterpretação de Música tradicional” – Categoria Vídeo e outros Meios (6-12 anos) 
Título: Azulinha (The little blue drop) - CED Nossa Senhora da Conceição, Casa Pia de Lisboa (Lisboa)

Menção honrosa “O Futuro da Água” – Categoria Desenho (6-12 anos) 
Título: The Monster inside - Escola Básica e Secundária Alfredo da Silva (Sintra)

Menção honrosa “O Futuro da Água” – Categoria Desenho (6-12 anos) 
Título: Savings are essential for Water sustainability - Academia de Música Costa Cabral (Porto)


Resultados da 2ª edição do Concurso Internacional para Jovens “A Água que queremos”

O Concurso para Jovens “The Water We Want” (A Água Que Queremos) é uma iniciativa da Rede Global dos Museus da Água (WAMUNET), uma organização sem fins lucrativos apoiada pelo Programa Hidrológico Internacional da UNESCO (UNESCO-IHP) e da qual o Museu da Água da EPAL é seu membro fundador.

Esta competição tem como objetivo explorar o nosso património hídrico herdado e multifacetado na perspetiva dos jovens e de acordo com o enquadramento da Agenda 2030 e os Objetivos dos Desenvolvimento Sustentável (ODS) por isso, o tema deste ano foi: “O meu maravilhoso património da Água e os ODS”.

O concurso foi dinamizado, em Portugal, pelo Museu da Água e o convite dirigido a escolas, instituições de ensino (formais e informais) que se dividiram em duas categorias: alunos dos 6-12 anos (1º e 2º ciclo) e alunos dos 13-18 anos (3º ciclo e ensino secundário).

O Museu da Água congratula-se com a receção de 94 trabalhos de 27 escolas, envolvendo cerca de 1200 alunos de Norte a sul do País.

 

O júri no Museu da Água selecionou seis trabalhos, conforme o regulamento, para representar o nosso país. Foram os seguintes:

- Na categoria Fotografia: trabalho de Matilde Carvalho (9º ano) do Colégio Militar (Lisboa)

- Na categoria Vídeo: 2 vídeos realizados respetivamente pela turma do 3º/4º ano do Agrupamento de Escolas Infante D. Pedro de Penela (Coimbra) e um produzido pelo Miguel Madeira (9º ano) do Agrupamento de Escolas Gabriel Pereira (Évora)

- Na categoria Desenho: 3 trabalhos da autoria de André Correia (7º ano) do Agrupamento de Escolas de Bemposta (Portimão); Afonso Costa (12º ano) do Colégio Valsassina (Lisboa) e Leila Elswijk (9º ano) da Escola Secundária Raul Proença (Caldas da Rainha).

A competição internacional contou com a participação de 89 trabalhos, referentes a 23 museus de todo o Mundo.

 

No dia 5 de Junho foram noticiados os vencedores internacionais os quais podem ser visualizados aqui Exhibition Year 2021 | The Water We Want (watermuseums.net)

A participação portuguesa foi agraciada com duas menções honrosas:


Menção honrosa - Categoria desenho (13 - 18) 

Agrupamento de Escolas da Bemposta, Portimão 
Aluno: André Correia 7º ano Turma D 
Título do Trabalho: “Hourglass” (Ampulheta) 
Professora: Susana Paula dos Santos 

  

Menção honrosa - Categoria Vídeo (13 - 18) 

Agrupamento de Escolas Gabriel Pereira, Évora 
Aluno: Miguel Madeira / 9º ano  
Título do trabalho: “Endless Water” (Água sem fim) 
Professora: Maria João Machado 

  

Os trabalhos recebidos pelo Museu da Água podem ser visionados na exposição digital publicada no dia 5 de Junho no Museu da Água | Facebook

 

Resultados da 1ª Edição (2020) | Do Património Herdado para o Futuro” (The Water We Want)


O concurso para jovens "A Água que queremos" foi lançado pela WAMU-NET, em Outubro de 2019, com o objetivo de mostrar a perspetiva dos jovens sobre o nosso rico património hídrico.
O tema selecionado para esta edição pedia a criatividade dos jovens por meio de desenhos, fotografias ou vídeos do seu património hídrico herdado, tanto natural e/cultural, tangível e /ou intangível e se possível interligados com um ou mais Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Nesta primeira edição foram recebidos 400 trabalhos, envolvendo mais de 7.000 alunos de todo o Mundo que por intermédio dos seus 20 museus os fizeram chegar.


 O Museu da Água congratula-se com uma menção honrosa recebida para uma excelente fotografia da autoria dos alunos do 5º D da Escola básica 2,3 com Secundário José Falcão de Miranda do Corvo, intitulada “Pure Water”.

A foto vencedora é acompanhada desta breve sinopse:

foto agua em estado puro  Água, em estado puro 
Esta paisagem situa-se na Nossa Senhora da Piedade e é uma paisagem de muitas do Concelho de Miranda do Corvo. Este concelho pertence ao distrito de Coimbra. O nosso concelho é muito rico em florestas, aldeias de xisto e gastronomia.

A fotografia foi tirada ao longo de uma caminhada, pela Nossa Senhora da Piedade. Fazemos caminhadas solidárias pelos trilhos existentes na nossa natureza. São atividades que procuram ajudar pessoas com problemas de saúde, com alguma carência económica, além disso, promove uma vida saudável.

Todos nós podemos e devemos poupar água, de modo, a proteger a nossa Natureza e estas paisagens magníficas, que tanto bem fazem à nossa vida, tanto a nível físico como psicológico.

Nós, para o FUTURO, queremos um mundo melhor e mais saudável e estamos dispostos a ajudar!!!!

Veja aqui os restantes vencedores deste concurso. 

Subscreva a Newsletter "Água na Rede"

Tem de escolher a Newsletter que pretende subscrever
Clique aqui para mais EPAL
Clique aqui para esconder MENU