A cerimónia de entrega dos galardões teve lugar ontem, 17 de outubro, e a EPAL arrecadou dois prémios que distinguiram os projetos “Merchandising Circular”, “Projetos de Sustentabilidade Ambiental com Valor Social” e uma menção honrosa para o “Serviço waterbeep para clientes com deficiência visual (cegos e amblíopes)”.
Recordamos em que consistem e os objetivos de cada um dos projetos premiados pela Associação Portuguesa de Ética Empresarial
Merchandising circular
O Make a Circular Wave é um projeto que demonstra o compromisso da EPAL com a Integração e com a Economia Circular, aliando merchandising de design exclusivo à reutilização criativa, apostando numa nova linha idealizada pelos alunos da ETIC e concebida com desperdícios, por IPSS como a CAIS Porto, a CERCI Lisboa e a APCL, excedentes estes que, agora, ganham outra vida.
Um dos grandes desafios deste projeto é, precisamente, a mudança de mentalidades e conseguir aliar, num único projeto, a Economia Circular, a Inclusão Social e a aposta no talento dos jovens, ao mesmo tempo que minimiza o impacte sobre as matérias-primas naturais e reduz a pegada ambiental.
Projetos de Sustentabilidade Ambiental com Valor Social
A EPAL tem vindo a apostar em parcerias com IPSS, recorrendo aos seus serviços. É o caso da ACAPO, para a fatura em Braille, do SERVIIN – Portal do Cidadão Surdo, com o atendimento em Língua Gestual Portuguesa, por videochamada, e da APCB, com conteúdos para a sustentabilidade em Escrita Pictográfica.
Mas a EPAL foi mais longe, adquirindo bens de responsabilidade social feitos pelos utentes das IPSS, sendo exemplos as compotas de fruta da SEMEAR, as coleções de bases para copos da Fundação LIGA, os individuais de mesa da APSA e os estojos de lápis em pano da APPACDM, apoiando a capacitação e uma sociedade mais plural.
Serviço waterbeep para Clientes com deficiência visual (cegos e amblíopes)
A EPAL e a ACAPO são parceiras há mais de uma década para a emissão da fatura em Braille e de outros documentos associados ao contrato e à comunicação da sustentabilidade.
Em 2023, no âmbito do apoio técnico prestado pelo INR - Instituto Nacional para a Reabilitação I.P, a EPAL conheceu algumas das dificuldades que os clientes com deficiência visual atravessam, nomeadamente, na comunicação da leitura e no recebimento dos avisos de interrupções de abastecimento que são colocados nas portas dos edifícios. Com a colaboração da ACAPO, a EPAL passou a disponibilizar gratuitamente o serviço waterbeep para Clientes cegos e amblíopes, que elimina a necessidade de terem de comunicar a leitura do contador apoiando-os numa maior