A EPAL foi convidada a participar na cerimónia de largada da Sagres, presidida pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, com a presença dos ministros da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho e do Mar, Ricardo Serrão Santos, e do secretário de Estado Adjunto e da Defesa Nacional, Jorge Seguro Sanches. A EPAL foi representada pelo Presidente, José Sardinha, que integrou a comitiva dos convidados a bordo.
Recorda-se que a EPAL é parceira do NRP Sagres, tendo apoiado técnica e logisticamente a preparação da viagem com recurso ao consumo de água doce produzida a bordo do Navio.
A decisão da Marinha Portuguesa de privilegiar a água produzida a bordo contribuirá para a redução da Pegada Ecológica com a poupança de toneladas de plástico das embalagens descartáveis e de água e energia para a sua produção e reciclagem, com a consequente minimização das emissões de CO2.
O Navio-Escola, onde os cadetes da Escola Naval farão a viagem de instrução, realizará o percurso de circum-navegação de Fernão de Magalhães efetuado há 500 anos e irá passar por 22 portos de 19 países, com regresso a 10 de janeiro de 2021.
O navio recebeu a bordo a bandeira de Portugal para entregar nos Jogos Olímpicos de Tóquio, onde será a “Casa de Portugal”.
Ao longo da viagem, irá realizar projetos científicos associados à poluição dos oceanos e às alterações climáticas, incluindo o estudo dos microplásticos na água e em organismos vivos.
Desejamos uma excelente viagem!