Não decidimos o tempo que faz, mas podemos decidir o que fazemos com o tempo
"Vamos fechar a torneira à seca” é o mote da campanha lançada pelo Ministério do Ambiente, Águas de Portugal, Agência Portuguesa do Ambiente e ERSAR com o objetivo de sensibilizar para a importância de fazermos uma utilização racional da água, em especial, no contexto de seca que se vive em Portugal.
Assente no conceito de “tempo”, a campanha destaca que um minuto de desperdício de água é o suficiente para garantir as necessidades básicas diárias de 1 milhão de pessoas.
“Um minuto por dia, vamos combater a seca” é o apelo principal das mensagens de sensibilização que estão a ser divulgadas através de anúncios em diversos jornais. A campanha será também veiculada através da rede multibanco, canais digitais, na rádio e televisão, entre outros meios. Foi ainda criado um microsite -
www.fecheatorneira.pt - que terá informação sobre a seca e conselhos úteis para utilizar bem a água.
Esta campanha de sensibilização faz parte das medidas previstas no Plano de Prevenção, Monitorização e Contingência para Situações de Seca aprovado pela Comissão Permanente de Prevenção, Monitorização e Acompanhamento dos Efeitos da Seca criada em junho passado.
Factos e Números
- Uma torneira aberta durante um minuto representa cerca de 12 litros de água;
- Se cada pessoa, em Portugal, mantiver a torneira aberta desnecessariamente, durante um minuto, tal representa um desperdício de 120 milhões de litros de água;
- 120 milhões de litros de água garantem as necessidades básicas de 1 milhão de pessoas.