A Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa aderiu ao desafio da EPAL de consumir Água da Torneira nas suas áreas comuns, representando mais um compromisso com o Ambiente e com o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 das Nações Unidas.
Para o Diretor de CIÊNCIAS, Luís Carriço, “enquanto universidade, a responsabilidade social e o compromisso com a sustentabilidade está na génese das nossas ações.
Estamos orgulhosos de nos unir a outras instituições de Lisboa nesta importante campanha da EPAL que representa mais um passo na promoção de comportamentos responsáveis entre a nossa comunidade académica.”
A água distribuída pela EPAL na cidade de Lisboa é um dos produtos mais controlados, sendo sujeita a mais de 300 mil análises por ano, efetuadas nos Laboratórios da EPAL com recurso a tecnologia de vanguarda, sendo um produto de qualidade exemplar, que cumpre os mais rigorosos padrões legais.
A Faculdade de Ciências passa, agora, a dispor de jarros de vidro e de garrafas nas suas áreas de coffee break, salas de reuniões e auditórios, promovendo a mudança de comportamentos para gestos mais amigos do Planeta. Em complemento, foram também instalados bebedouros no Campus, para que Alunos, Docentes e Colaboradores possam aceder à água da rede pública e fazer o refil das suas garrafas reutilizáveis.
Esta iniciativa, que se afirma como um movimento em prol da sustentabilidade, procura proporcionar, a todos, o acesso à água da rede pública, a qual pode ser consumida com toda a segurança, contribuindo para um horizonte mais promissor para as gerações futuras.
Ciências, em estreita colaboração com a Sociedade Portuguesa de Ecologia (SPECO), junta-se agora a algumas centenas de Entidades Oficiais, Órgãos de Estado, IPSS, Universidades, Hotéis, Restaurantes, Órgãos de Comunicação e Empresas da cidade de Lisboa, que já afirmaram, com a adesão à campanha da EPAL, a sua opção pelo consumo sustentável, pela eficiência de recursos e por um melhor Ambiente para todos.
A cerimónia simbólica de adesão à campanha contou com o Diretor de CIÊNCIAS, Luís Carriço, a Subdiretora para a Investigação e Inovação, Margarida Santos-Reis, o Subdiretor para as Relações Externas, Pedro Almeida, com Maria Amélia Martins-Loução, da SPECO, entre outros órgãos da Faculdade de Ciências e, da parte da EPAL, com o Presidente do Conselho de Administração, Carlos Martins.