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Resultados do Exercício de 2019

mar 30, 2020

Relatório e Contas - Resultados do Exercício de 2019 

 

Lisboa, 30 de março de 2020

EPAL apresenta resultado positivo, continuando com sólida estrutura financeira e redução de endividamento.

O Relatório e Contas da EPAL, referente ao ano de 2019, foi aprovado em Assembleia Geral.

Sobre o que de mais relevante se passou durante o ano, relembra-se:

Foi prosseguido o objetivo da neutralidade Energética tendo sido lançadas as primeiras empreitadas e desenvolvidos os estudos que permitirão, no ano 2020, colocar a concurso a construção de novas unidades de autoconsumo hídricas, fotovoltaicas e eólicas.

Também no âmbito das energias renováveis foi lançado em 2019 o 1.º Curso Avançado em Energias Renováveis no Setor da Água, numa parceria com a ADENE, a AdP-Energias, a FCT, o INEGI, o INESTEC, o IST, a Lisboa e-Nova, a Nova SBE e a TÜV, para capacitar futuros líderes para a transição energética e descarbonização do Setor da Água.

Ao nível dos Clientes a EPAL aumentou em 2019 a classificação no Estudo Europeu de Satisfação de Clientes (ECSI), tendo passado para 2º lugar no ranking das entidades participantes.

Um dos momentos mais relevantes do ano foi a ajuda humanitária a Moçambique, na sequência da devastação provocada pelo ciclone Idaí. Técnicos da EPAL e da AdVT cruzaram fronteiras para ajudarem o povo moçambicano, levando o seu saber, profissionalismo, e muito empenho às comunidades afetadas. A missão contemplou uma intervenção no terreno com o objetivo de fazer o levantamento das condições do sistema de abastecimento de água da cidade da Beira e também a doação e instalação de uma unidade de tratamento de água com a capacidade de produzir água potável para cerca de 3 000 pessoas.

Em 2019 foi lançada a app H2O Quality, uma aplicação gratuita e pioneira no setor da água a nível mundial, que funciona por georreferenciação, e que permite a qualquer cidadão ou turista aceder aos resultados da qualidade da água relativos ao local onde se encontra, na cidade de Lisboa, com informação atualizada diariamente.

Salienta-se o papel que a EPAL tem desempenhado no que diz respeito à sensibilização para a sustentabilidade da água da torneira que se prende, não apenas no sentido de a apresentar como a opção mais ecológica e amiga do ambiente, mas também no respeito pela sua utilização.

Importa ainda realçar que o volume de água não faturada na rede de distribuição de Lisboa mantém-se num nível de excelência, colocando a cidade ao nível das maiores capitais do mundo.

Em 2019, a EPAL viu 7 projetos serem reconhecidos e galardoados:

  1. O Prémio Tubos de Ouro, no ENEG 2019, pela sua intervenção em Moçambique na sequência do Ciclone Idaí. “Água potável para Moçambique” foi considerada a “Melhor ação de Responsabilidade Social”.
  2. Este grande projeto também viria a receber outro galardão, uma Menção Especial, nos Pt Global Water Awards, que se realizaram no decorrer da 14. ª Expo Conferência da Água.
  3. Operação Tejo 2018: EPAL venceu o prémio de sustentabilidade ambiental. O galardão foi atribuído pela Associação Portuguesa de Ética Empresarial na categoria de Responsabilidade Social-Ambiente- Redução de Impactes, pelo trabalho desenvolvido pela EPAL com vista à recuperação das condições ambientais do Rio Tejo.
  4. A Iniciativa “Água sobre Rodas” recebeu prémio APCE - Associação Portuguesa de Comunicação de Empresa na categoria de Campanha de Responsabilidade Social Externa-Gestão Responsável.
  5. A inovadora aplicação H2O Quality, lançada no verão de 2019, arrecadou um galardão, na categoria Best Digital Strategic Tools, no evento Portugal Digital Awards 2019, que premeia, no contexto da transformação digital, os projetos mais inovadores das organizações nacionais.
  6. Uma Menção Honrosa, no ENEG 2019, na categoria “Melhor estratégia de adaptação às alterações Climáticas/Economia Circular” que apresenta os vários projetos da Empresa que tem adotado novos conceitos de sustentabilidade, de circularidade, de reutilização, restauração e renovação, garantindo que estes fazem cada vez mais parte do vocabulário, do seu espírito e da sua atuação diária.
  7. Distinção com o Prémio de Excelência dos Serviços de Águas. No decorrer do 14.º Expo Conferência da Água, a Empresa foi distinguida pela qualidade do serviço aos Clientes diretos. Este galardão é atribuído às entidades gestoras que se tenham destacado pelo seu desempenho, pela melhoria significativa de aspetos referentes ao interface com o utilizador e à gestão sustentável do serviço e do ambiente. Na ocasião, a EPAL recebeu ainda dois selos de qualidade de abastecimento ao serviço em alta e em baixa.


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