Celebrar a água e promover o seu uso eficiente são o mote das celebrações.
Para assinalar o Dia Mundial da Água a EPAL promove um conjunto de iniciativas que visa proporcionar momentos lúdicos e divertidos, enquanto promove o uso eficiente da água e a sua poupança.
Neste dia terá lugar o primeiro de cinco peddy papers, subordinado ao tema “A
palmilhar o Subterrâneo”, a realizar no âmbito das comemorações dos 150 anos da EPAL. Os restantes decorrem ao longo de 2018, com as seguintes datas: 22 abril, Os Mistérios do Aqueduto; 22 maio, “O Percurso Secreto”; 5 junho, “À Descoberta da Arca d'Água” e 1 outubro, “Do Vapor ao Museu”.
Os participantes terão de ultrapassar vários desafios propostos, incluindo responder a questões associadas à importância da água, à educação e responsabilidade ambiental, ao uso eficiente da água, bem como todo o património cultural da EPAL e sua história.
Para participar nos peddy papers é apenas necessário formar uma equipa de 2 a 4 elementos e ter um smartphone com acesso à internet e GPS, pois todas as indicações e desafios serão fornecidos através de uma aplicação mobile que funciona por georreferenciação.
“Trocamos água por um sorriso” é o mote para uma ação de rua que neste dia vai estar na Av. da Liberdade e ruas envolventes. Lisboa volta a ter os famosos aguadeiros que, em troca de um sorriso, oferecem à população um copo da melhor água que temos. A água da torneira. Aromatizada ou simples, é tudo uma questão de gosto.
Será, também, realizada uma ação de sensibilização para o uso eficiente da água para cerca de uma centena de alunos da escola EB 1 n.º 1 de Lisboa, em parceria com a PSP, Programa Escola Segura (EPES).
Das iniciativas para o dia entra ainda o Aqua Challenge, um jogo online que pretende consciencializar todos os cidadãos, em particular os mais jovens, para a importância da poupança da água.
O Aqua Challenge vai ser lançado no site www.aquaexperience.pt, com uma grande e saudável competição online para descobrir a escola com o maior Aqua QI. Acompanhe
aqui
Todas as atividades foram pensadas no sentido de envolver a comunidade na defesa e uso eficiente da água, ao mesmo tempo, que comemoram os 150 anos da EPAL.