Resultados do Exercício de 2023
mar 28, 2024
A EPAL aprovou hoje, 28 de março, em Assembleia Geral, o seu Relatório e Contas do exercício de 2023, tendo atingido um Resultado Líquido positivo de 56,7 milhões de euros.
Apesar de decrescer ligeiramente face ao ano anterior (cerca de 2%), em resultado dos efeitos económicos e geopolíticos que determinaram um aumento global dos gastos da Empresa, consubstancia-se num dos melhores resultados já alcançados na longa história da EPAL.
A contínua retoma da atividade económica na região de Lisboa permitiu um assinalável crescimento do volume de negócios, fruto da conjugação do aumento da procura e do aumento do número de clientes, sobretudo no segmento comércio e indústria.
Ressalva-se ainda, apesar da redução verificada no resultado económico de 2023, a manutenção de uma estabilidade assinalável nos seus indicadores económicos e financeiros, com EBITDA de 103,1 milhões de euros, a redução do seu passivo bancário em cerca de 15%, bem como o forte crescimento da execução do investimento em cerca de 70%, face ao período homólogo, apesar da execução ter sido condicionada pelos constrangimentos decorrentes da situação económica e geopolítica vivida durante o ano de 2023, com repercussões nas atividades relacionadas com a construção civil.
No que respeita aos investimentos, importa dar nota que para além da execução do ano ter atingido 31,3 milhões de euros, a Empresa assegurou ainda a elaboração de um conjunto importante de projetos e lançou um número significativo de concursos (cujo preço base totaliza cerca de 46 milhões de euros), destinados a assegurar a execução do plano de investimentos previsto. Adicionalmente procedeu-se a adjudicações de empreitadas num valor total de 21 milhões de euros.
A EPAL irá continuar a desempenhar de forma exemplar a sua missão de serviço público e a contribuir para o desenvolvimento do país neste grande desafio que é a adaptação às alterações climáticas, com vista a tornar-se cada vez mais resiliente e sustentável.