Fundação LIGA acolheu evento que juntou consumo sustentável, desperdício zero e inclusão.
Autor da última edição da coleção da EPAL “A Irresistível Água da Torneira à Mesa com...”, o Chef Fábio Bernardino apresentou, num showcooking único, propostas de consumo sustentável de água da torneira e zero desperdício, um momento que juntou boas práticas ambientais e inclusão social.
A sessão decorreu na Fundação LIGA, que acolhe pessoas com diferente vulnerabilidade física e/ou intelectual, onde utentes, alunos e parceiros conheceram refeições com poupança de recursos e menor pegada ambiental, sempre focadas no consumo de água da rede pública, que é uma escolha de excelente qualidade e acessível a todos.
Figura presente nas redes sociais e nos meios de comunicação, o Chef Fábio Bernardino acumula já experiência em acessibilidade na apresentação e preparação de receitas fiéis à nossa gastronomia, tendo aceitado prontamente o desafio da EPAL de confecionar propostas com e para pessoas com diferentes vulnerabilidades físicas e cognitivas, apoiando a sua autonomia e capacitação, numa sessão exclusiva e inspiradora.
Como sempre, a água da torneira foi a estrela, introduzida na preparação dos alimentos e reaproveitada numa ótica circular como forma também de potenciar o sabor das refeições, evidenciando ideias que ajudam a concretizar uma culinária mais eficiente, ecológica e que faz a diferença no orçamento familiar.
Neste evento, que apelou à mudança para hábitos mais sustentáveis, a comunicação multiformato e técnicas adequadas uniram-se para confecionar opções criativas e circulares, que o convidamos a experimentar em convívio com a família ou os amigos.
As receitas deste showcooking foram traduzidas para Braille, para Língua Gestual Portuguesa e para Escrita Pictográfica, contando com a parceria da ACAPO - Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal, do SERVIIN - Portal do Cidadão Surdo e da APCB – Associação de Paralisia Cerebral de Braga.
As opções em multiformato podem ser acedidas no Site EPAL na coleção
“Receitas para todos” bem como as propostas do
Chef Fábio Bernardino.
Prosseguindo o compromisso de contribuir para uma sociedade mais inclusiva, a EPAL conta com o acompanhamento técnico do INR – Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P., do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, entidade que tem ajudado a EPAL a enriquecer o leque de opções de acessibilidade, e de que este evento também é exemplo, e que espelham o respeito e proteção dos direitos humanos, em prol de uma sociedade com maior bem-estar para todos.
Para a divulgação destas iniciativas, a EPAL conta ainda com diversos parceiros como a Fundação LIGA, a APCL - Associação de Paralisia Cerebral de Lisboa, a CERCI Lisboa, a APSA - Associação Portuguesa de Síndrome de Asperger e a APPACDM Lisboa - Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental, entre outras IPSS que colaboram para que todas estas mensagens cheguem a cada vez mais pessoas.
Aceite também o desafio de cozinhar connosco, sempre com água da torneira, e assista aos momentos únicos deste evento tão especial
aqui , assim como à confeção integral da receita
Wrap com pasta de Tremoço e Espinafres.