No dia 28 de julho – Dia Mundial da Conservação da Natureza, a EPAL apresenta a coleção de bases para copos em cerâmica dedicada à “FLORESTA”. Esta iniciativa visa sensibilizar para a conservação destes ecossistemas que representam fontes de água, de cativação de carbono e de refúgio de biodiversidade, fundamentais ao equilíbrio do Planeta. Têm, também, funções económicas e sociais relevantes como o suprimento de alimentos e de matérias-primas e constituem um património paisagístico de enorme valor para a nossa qualidade de vida.
Estas peças são produzidas pela Fundação LIGA e resultam de uma parceria que deu origem ao projeto “EPAL LIGA-se”, o qual tem como mote alertar para a proteção do recurso natural mais valioso, a Água, e promover o trabalho artístico de pessoas em situação de vulnerabilidade, nomeadamente com deficiência, apoiando a sua capacitação e inclusão.
Neste contexto, a EPAL desafiou a Fundação LIGA e os seus artistas a criarem um conjunto de peças que, de forma simbólica, exaltassem a importância da proteção do recurso Água. E assim nasceram as coleções “MAR”, ilustrada por Peixes, alertando para a preservação dos rios e oceanos, e “NATUREZA”, ilustrada por Flores, relembrando que a Água deve ser usada com respeito. Ambas as edições estão esgotadas.
A 3ª coleção é dedicada à “FLORESTA”, representando a diversidade de formas e tons das Folhas das Árvores, e está disponível, podendo ser adquirida nas Lojas EPAL e nos Núcleos do Museu da Água.
Com esta iniciativa, a EPAL e a Fundação LIGA proporcionam um projeto inspirador que sensibilize para a importância de uma sociedade mais igualitária, onde todos possam, com os seus talentos e competências, desempenhar um papel ativo, e que apele à urgência de um Planeta mais sustentável.
Preço Caixa de 4 Bases “FLORESTA” | 17 euros
Onde Adquirir
Estação Elevatória a Vapor dos Barbadinhos | Rua do Alviela, 12, Lisboa
Reservatório da Mãe d' Água das Amoreiras | Praça das Amoreiras, 10, Lisboa
Aqueduto das Águas Livres | Calçada da Quintinha 6, Lisboa
Lojas EPAL - Edifício Sede e Loja do Cidadão (Laranjeiras)