Conteudo Principal
guia essencial cliente
Notícias

EPAL volta a ser distinguida nas áreas da Comunicação e Sustentabilidade

nov 03, 2022

 
APCEDepois da Empresa Pública anunciar que na passada semana recebeu 5 prémios e distinções por iniciativas diferenciadoras na área da Sustentabilidade, Ambiente, Educação Ambiental e Responsabilidade Social, a EPAL arrecadou agora mais um galardão no Grande Prémio APCE- Excelência em Comunicação na categoria “Surpreenda-nos”, com a campanha “Aqui bebo Água da Torneira”, uma iniciativa inédita desenvolvida em parceria com a Zomato que levou os restaurantes de Lisboa a disponibilizarem, de forma gratuita, água da torneira aos seus clientes.

Pensemos no acto de beber água torneira. Aparentemente, é um gesto simples, mas com um enorme impacto na defesa do Ambiente, evitando o recurso desnecessário ao plástico de uso único e proporcionando a possibilidade de bebermos uma água de excelente qualidade.

Recorde-se que a água fornecida pela EPAL é sujeita a mais de 300 mil análises por ano (em Lisboa), e o produto alimentar mais controlado em Portugal.

A comunicação do valor da água da torneira junto da comunidade tem sido um dos focos da Empresa nos anos mais recentes, com o desenvolvimento de um conjunto de ações inéditas dirigidas à população, no sentido de promover o consumo de água da torneira, a sua qualidade, bem como sensibilizar para o seu uso eficiente e sustentável.
Coleção “Aqui Bebo Água da Torneira”.

Esta iniciativa arrancou no início de 2020, ano em que Lisboa foi a Capital Verde Europeia, e foi desenhada em parceria com a Zomato, uma aplicação móvel que disponibiliza informação relativa a mais de um milhão de restaurantes, em 24 países, levando os seus utilizadores à descoberta de detalhes como menus, fotos, coordenadas GPS e, ainda, outras informações de interesse geral.

A Coleção “Aqui Bebo Água da Torneira, integrada na app da Zomato, permite a todos os utilizadores conhecerem os restaurantes que promovem o consumo de água da torneira e a disponibilizam aos seus clientes, que assim podem tomar as suas decisões de consumo, premiando os espaços que adotam estas boas práticas em prol da sustentabilidade ambiental.

Sendo uma iniciativa desenvolvida para a promoção da economia circular e de boas práticas ambientais, contou com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa, do Turismo de Portugal, da ZERO e da Lisboa E-Nova.

Todos os restaurantes que abraçaram esta causa e integraram a coleção, firmando, desta forma, um compromisso com o Ambiente, passaram a dispor de jarros da EPAL- peças de vidro que, à semelhança de todas as suas peças, são de produção nacional (Depósito da Marinha Grande)- e de um conjunto de materiais promocionais “Aqui bebo água da torneira”.

A coleção arrancou com de mais de 30 restaurantes que, desde logo, se posicionaram como promotores de práticas sustentáveis, capitalizando, assim, a atenção de potenciais clientes.

De referir que a empresa lançou este projeto bem antes da publicação do Decreto-Lei n.º 102-D/2020, de 10 de dezembro, que, desde 1 de julho de 2021, obriga os estabelecimentos do setor HORECA (hotelaria, restauração e cafetaria) a disponibilizar aos seus clientes um recipiente com água da torneira para consumo no local, o que bem revela o carácter inovador desta iniciativa.

Sensibilizar e promover as boas práticas rumo à sustentabilidade ambiental são princípios que orientam as iniciativas da EPAL dirigidas à comunidade com o objetivo de evidenciar o Valor da Água e o seu papel verdadeiramente essencial na vida de todos nós. Este é o trigésimo primeiro prémio recebido nos últimos anos e representa o reconhecimento da dedicação de todos os trabalhadores da empresa, o que demonstra que estamos no caminho certo na defesa do nosso Planeta.
 

Subscreva a Newsletter "Água na Rede"

Tem de escolher a Newsletter que pretende subscrever
Clique aqui para mais EPAL
Clique aqui para esconder MENU