Conteudo Principal
guia essencial cliente
Notícias

EPAL recomenda boas práticas na rede predial

jul 01, 2020

O objetivo fundamental de um sistema de abastecimento de água é fornecer água continuamente, em quantidade e qualidade.

Para assegurar a qualidade da água distribuída, a EPAL sujeita a água captada a diversos e minuciosos processos de tratamento e controlo efetuados desde a origem até à torneira do cliente, sendo efetuadas mais de 300 mil análises por ano, com um nível de conformidade superior a 99%. 

No entanto, a qualidade da água fornecida pela EPAL pode sofrer alterações devido à falta de manutenção da rede predial de distribuição domiciliária. Esta alteração pode ocorrer em resultado do contacto com a tubagem, hidropressores, soldaduras e acessórios da rede predial, sobretudo devido ao fenómeno natural de corrosão a que estes estão sujeitos.

A EPAL é responsável pelo fornecimento de água até ao ponto de ligação, ou seja, ao ponto de encontro entre o ramal de ligação e a rede predial, o qual deve coincidir com o limite de propriedade. 

Ao cliente cabe a responsabilidade pela rede predial domiciliária, devendo assegurar a conservação e manutenção das canalizações e torneiras (de escada, segurança e domésticas).

Após ausências prolongadas, a EPAL aconselha a renovar a água existente nas canalizações, deixando-a correr alguns segundos (esta água pode ser aproveitada para limpezas ou para regar as plantas).

Se a canalização for antiga e a água apresentar uma cor amarelada, deixe-a correr na primeira utilização do dia.

As torneiras devem ser regularmente limpas e desinfetadas para evitar a deposição de sedimentos e o desenvolvimento de microrganismos.

As da cozinha, pela proximidade com alimentos e detergentes, estão mais sujeitas a contaminação, pelo que devem ter limpeza e desinfeção redobradas.

No caso das torneiras de castelo é necessário:
1. Limpar a parte exterior com um detergente adequado;
2. Desinfetar a parte interior visível com um pano embebido em álcool etílico a 70% ou numa solução de lixívia tradicional diluída em igual porção de água;
3. Aguardar uns minutos e abrir a torneira, deixando a água correr alguns segundos, eliminando, assim, o desinfetante ainda existente.

E no caso das torneiras com filtros, deve-se:
1. Retirar os filtros e passá-los por uma escova para eliminar os sedimentos;
2. Colocá-los num recipiente e deixar repousar 5 a 10 minutos em álcool etílico a 70% ou numa solução de lixívia tradicional diluída em igual porção de água;
3. Voltar a colocar os filtros e deixar a água correr alguns segundos para eliminar o desinfetante que ainda possa existir.

Veja aqui o vídeo sobre as boas práticas na rede predial e saiba tudo o que precisa de saber para manter a qualidade da água da torneira.

Boas práticas EPAL. Juntos, somos à prova de água.

 

Subscreva a Newsletter "Água na Rede"

Tem de escolher a Newsletter que pretende subscrever
Clique aqui para mais EPAL
Clique aqui para esconder MENU