O júri distinguiu como melhor ação de responsabilidade social o projeto
"Pegada Ecológica" que consistiu na recuperação e conservação da Lagoa Pequena, junto à Lagoa da Albufeira, em Sesimbra, zona húmida de importância internacional.
Com o desenvolvimento deste projeto a EPAL tornou-se a primeira empresa portuguesa a subscrever um compromisso voluntário de redução e compensação da sua pegada ecológica através da assinatura de protocolo com a Quercus, no qual assumiu a responsabilidade de dar continuidade a um plano de redução da sua Pegada e investimento em “capital natural”, nomeadamente a recuperação de uma zona húmida de importância internacional, a Lagoa Pequena.
A implementação do Programa Pegada Ecológica com a colaboração da Quercus permitiu avaliar a Pegada resultante da atividade da EPAL na Península de Setúbal e por em marcha um plano de redução e contra pegada, com investimentos em conservação e recuperação de ecossistemas.
Os prémios foram entregues ontem no âmbito do Encontro Nacional de Entidades Gestoras de Água e Saneamento (ENEG) , subordinado ao tema "Os desafios da sustentabilidade integral do setor da água", a decorrer no Porto.