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Qualidade da Água

Beba água da EPAL com Segurança e Satisfação!

A EPAL fornece água a cerca de três milhões de pessoas. É responsável pela distribuição na Cidade de Lisboa, a cerca de 350 mil clientes, e ainda a 34 Municípios, assegurando a todos o abastecimento de uma água de qualidade.

A água captada é de origem superficial, no Rio Zêzere - Albufeira de Castelo do Bode e no Rio Tejo - Valada Tejo e, de origem subterrânea em Alenquer, Lezírias e Ota.

Tratamento da Água
A água captada na albufeira de Castelo do Bode é tratada na ETA de Asseiceira e a água captada em Valada Tejo, é tratada na ETA de Vale da Pedra. As águas subterrâneas captadas pela EPAL, são desinfetadas por adição de cloro.

O cloro é utilizado com segurança e eficácia na desinfeção da água para consumo humano, garantindo a qualidade microbiológica da mesma ao longo de todo o seu percurso, desde as Estações de Tratamento até à rede predial. Os níveis de cloro são controlados e monitorizados 24h por dia, ajustando-se os teores sempre que necessário.

Controlo da Qualidade da Água
A EPAL analisa e controla diariamente a qualidade da água captada, transportada e fornecida. Este controlo é efetuado através de equipamentos de monitorização em contínuo instalados em pontos estratégicos do sistema de abastecimento, bem como através de análises laboratoriais realizadas por técnicos qualificados e com recurso a tecnologia avançada.

A EPAL efetua anualmente cerca de 300 mil análises no controlo da qualidade da água, evidenciando mais de 99% de conformidade com os requisitos legais nacionais e europeus. 

Os resultados das análises laboratoriais realizadas pela EPAL no cumprimento da legislação em vigor estão disponíveis em Divulgação de dados da Qualidade da Água.

Se quiser conhecer a qualidade da água distribuída no local onde se encontra e saber como chegar aos bebedouros na cidade de Lisboa, utilize a App gratuita H2O Quality.

Saiba mais sobre o Tratamento e Controlo realizados pela EPAL e esclareça as suas dúvidas em:

Redes Prediais e Acessórios

A qualidade da água colocada à disposição do Cliente na entrada dos edifícios pode sofrer alteração devido à falta de manutenção / higienização da rede predial e acessórios, sobretudo se for canalização antiga ou de ferro fundido, ou após encerramentos temporários.

O Cliente/proprietário é responsável pela rede predial, devendo assegurar o seu bom estado de conservação e manutenção.

Conheça  as recomendações da EPAL em:
 
Veja aqui o vídeo sobre as boas práticas na rede predial e saiba tudo o que precisa de saber para manter a qualidade da água da torneira.

 

Água da EPAL – Hidrate-se e Beba com Satisfação

A água é essencial à vida, pelo que é importante se hidratar bem todos os dias.

Veja a informação sobre a hidratação e dicas muito simples para beber mais água e com mais satisfação.

Saiba mais sobre parâmetros da qualidade da água


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